Página

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Nota! Sobre Enquete

     Apesar da grande quantidade de acessos no blog, devido a enquete sobre a eleição 2012 de Granito, o blog granitohoje em contato atráves de telefone com as partes envolvidas, resolveu retirar a enquete do ar, evitando possíveis problemas juridícos. Agradecemos os leitores por participar e demonstrar sua opinião, que é de vital importância no processo democrático. Salientamos que a redação do blog entrou em contato com o ex-prefeito de Granito(João Bosco) e o o ex-vereador( Antônio de Zuita). E  após conversar com ambas as partes, resolvei retirar a enquete.

     Mais não deixem de visitar o blog, ou de contribuir mandando notícias sobre Granito. 


Casas do Programa Minha casa minha vida, comerçam a serem construídas em Granito


         Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Granito inicia as obras das 30 casas do programa minha casa minha vida, na sede do município e no distrito de Rancharia. Estas casas irão beneficiar 30 famílias de baixa renda, diminuindo com isso o deficit habitacional.  Ainda este ano, segundo o secretário de Infra-estrutura,  está previsto a construção de 214 unidades habitacionais no município. 

Publicado por: Daniel Pessoa   

Quem entra e quem sai da Assembleia Legislativa de Pernambuco

      Com o posicionamento de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da suplência por coligação no Legislativo, quatro parlamentares deixam a Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde ocupavam cadeira por critério de suplência por partido.
Saem Ciro Coelho (PSB), Manoel Ferreira (PR), Oscar Barreto (PT) e Sebastião Rufino (PSB), entram Augusto César (PTB), Bispo Ossésio (PRB), José Humberto (PTB) e José Maurício (PP). Mas Ossésio corre risco de sair, se os votos de Esmeraldo Santos (PR) forem recontados. Isabel Cristina, do PT, permaneceria na casa qualquer que fosse o entendimento da corte.

Fonte: Blog Elba Galindo
De acordo com o Jornal do Commercio, os titulares das cinco vagas em questão afastaram-se do cargo para exercerem função de secretários de Estado e da Prefeitura do Recife. No governo de Eduardo Campos (PSB) estão Alberto Feitosa (PR), Isaltino Nascimento (PT), Laura Gomes e Raquel Lyra (ambas do PSB). O petista André Campos foi para a prefeitura.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Liga de Futsal de Granito se reúne para organizar Campeonato.

   

      Atletas de Futsal se reúnem esta noite, na sede da rádio Rio Brígida FM,  para elaborar o modelo do campeonato e as equipes participantes. A reunião contará com a presença das principais equipes de futsal do município. O campeonato será organizado pelas próprias equipes participantes da liga.
         

Prefeito de Granito Ronaldo Sampaio é destaque na região do araripe, como o mais equlibrado da região do Araripe

        O Governo Ronaldo Sampaio é comprovadamente um dos mais organizados da região do araripe. Uma das referências do seu governo é a preocupação com as obrigações, em especial com a pontualidade nos pagamentos do funcionalismo público, inclusivo com fornecedores e prestadores de serviço. Em entrevista recente ele falou que `` Fechamos o ano de 2010 com todas obrigações em dia, inclusive com os nossos fornecedores e prestadores de serviço`` informou ainda que além das obras e ações estruturadoras para 2011, pretende manter o mesmo equilíbrio, realizando ainda grandes investimentos nas aréas de saúde, educação e infra-estrutura em todo municipio.

 Publicado por: Blog Granitohoje

Gonzaga Patriota toma posse na Bancada do Nordeste nesta quarta-feira

          O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), toma posse da Bancada do Nordeste da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (27). A solenidade está marcada para as 9h da manhã, quando todos os deputados do grupo se reúnem após longo período sem atividades.
A bancada foi liderada nos últimos quatro anos pelo deputado Zezeu Ribeiro (PT-BA), que deixou o cargo para atuar com o governador da Bahia, Jaques Vagner. A disputa pelo comando da Bancada do Nordeste ficou dividida entre Gonzaga Patriota e José Guimarães (PT-CE).
Através de um acordo feito entre os parlamentares, Patriota assume este ano e Guimarães comanda o grupo em 2012. Na bancada Gonzaga vai liderar 151 deputados de vários partidos, como o DEM e o PSOL, de todos os estados nordestinos.
O parlamentar promete priorizar a Transnordestina, o Programa Água para Todos e titularização de terras, além de levantar o debate sobre o Fundo Nacional do Nordeste e do verdadeiro papel da Sudam e Sudene, órgãos federais que ajudou a criar. O evento de posse de Patriota deve contar a presença de vários parlamentares, ministros, presidentes de estatais e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Fonte: Blog Elba Galindo

terça-feira, 26 de abril de 2011

Política

Ex-deputado Cintra Galvão foi ao sepultamento de José Mendonça






1- O ex-prefeito de Belo Jardim e ex-deputado estadual, Cintra Galvão (PTB), que lidera a oposição no município, acabou indo ao sepultamento do ex-deputado José Mendonça, seu principal adversário político.


2- Eles já foram aliados no passado. Mas, em 1986, cada qual tomou seu rumo. Cintra dissentiu do PDS para apoiar Miguel Arraes para o governo estadual e José Mendonça ficou no partido para apoiar José Múcio, que era o candidato da situação.


3 - Em 2008, quando se candidatou a prefeito e perdeu a eleição para Marcos Coca-Cola (DEM) por 1.237 votos de diferença, Cintra torcia para que seu opositor fosse José Mendonça, a fim de que, dizia ele, houvesse um ''clássico'' no município.


4- Este ''clássico'' nunca foi jogado porque os dois nunca se enfrentaram. Cintra passou 32 anos (de 1968 a 2000) com o controle da prefeitura e só veio a sofrer a primeira derrota para o grupo Mendonça na eleição de 2000 (o prefeito eleito foi João Mendonça).


5- A política municipal sempre foi muito radicalizada, mas os dois principais caciques se respeitavam. Ou seja, um não fazia ataque ao outro.


6- O papel crítico da campanha normalmente era desempenhado por atores políticos de menor expressão: vereadores, líderes políticos sem mandato, etc.


7- Sobrinho de Cintra e vereador pela oposição, Valdemir Cintra esteve no velório de Mendonção, na Assembleia Legislativa, cumprimentou a viúva e os filhos, aos quais apresentou suas condolências.


8- E, ao Blog, prestou as seguintes declarações: ''Era nosso adversário político mas nem por isso deixo de reconhecer que foi uma grande perda para Belo Jardim. Ele amava a nossa cidade. Lamento profundamente a sua morte e faço questão de externar, em público, as nossas condolências à família enlutada''.


9- Filho de Cintra, o ex-prefeito Cecílio Galvão (PSB) não foi ao velório. Mas, ao Blog, deu este depoimento sobre Mendonção: ''Tínhamos divergências políticas mas devo reconhecer, como ex-prefeito, que ele deu sua contribuição para o desenvolvimento do município. Aliás, a briga dele com meu pai foi benéfica para o município porque era uma disputa para aferir quem mais trabalhava pela cidade. Lamento a sua morte e envio meus pêsames à viúva, Dona Estefânia, à sua irmã, Dona Neci, aos seus filhos, e ao ex-prefeito João Mendonça''.


10- O corpo do ex-deputado foi velado até a manhã desta terça-feira na quadra do Colégio Diocesano. E sepultado por volta das 10h30 no cemitério de São Sebastião.





PE: Conta de energia vai subir em média 8,27%

     A conta de luz dos pernambucanos vai subir, em média, 8,27%. Para as residências, o efeito será de 8,04%. Já para as indústrias e outras atividades de alta tensão, o aumento médio é de 8,68%, de acordo com o Diário de Pernambuco.
O reajuste foi homologado Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na manhã de hoje, e entra em vigor na próxima sexta-feira. A alta na tarifa ficou um pouco abaixo do pedido feito pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que solicitou um índice médio de 8,67%.
A nova tarifa atinge 3,1 milhões de unidades consumidoras distribuídas em 185 municípios de Pernambuco. Para calcular os índices de reajuste, segundo a Aneel, é considerado a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.
De acordo com a agência, a fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, que é o percentual a ser subtraído do Indicador de Variação da Inflação (IVI) para compartilhar com os consumidores os ganhos de produtividade estimados para o período.
Além de outros custos, que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.
A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o Governo federal, por meio da Aneel. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas.

Fonte: Blog Elba Galindo

Caprinofiló promete movimentar Santa Filomena

       A cidade de Santa Filomena, no Sertão do Araripe, se prepara para a segunda edição da Feira de Caprinos e Ovinos (Capronofiló).
O evento é realizado pela Prefeitura de Santa Filomena e pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Santa Filomena (ACOCASF) e tem início na próxima sexta-feira (29) até o domingo (1º de maio).
Haverá premiação de R$ 15 mil, divididos para criadores do município e da região, que será dividida na categoria peso (reprodutor; matriz; borrego) das seguintes raças (anglo-nubiano, dopper, boer, Santa Inês), como também concurso de melhor cabra leiteira.
Na programação, dois cursos que serão ministrados pelo Sebrae, Culinária e Cortes Especiais, este último teve início na tarde desta segunda-feira. De quarta a sexta-feira, acontece o curso de Culinária.
Haverá shows com Forró da Curtição, Silvano Sales, Ranieri e Banda, Toca do Vale, Forró Sacode, Lairton dos Teclados e Gera do Forró. Todos os dias haverá também Sala de Reboco, com muito forró pé de serra.
De acordo com o secretário da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Santa Filomena (ACOCASF), Rivaldino Reis, a feira já está sendo bastante procurada por produtores. “Muito produtores já estão reservando suas baias.  Nossa expectativa é muito positiva,  contamos com boas atrações,  com a disponibilização por parte da Prefeitura para o transporte de animais da região, além do Banco do Nordeste, que estará liberando mais de 100 projetos para os agricultores de Santa Filomena, através do AgroB.”

Informações e reservas de baias: (87) 3874- 7156

Fonte: Blog Elba Galindo

BR-232: Jarbas Vasconcelos vê “mau-caratismo” no governador Eduardo Campos

Do Blog da Folha

           Um dia depois de o PMDB rebater as críticas do governo Eduardo Campos (PSB), que através de publicidade em jornais locais, neste final de semana, se isentou dos problemas na BR-232 e culpou a administração anterior-, o senador Jarbas Vasconcelos exercitou nesta manhã a política do “bateu levou”. Durante o velório do ex-deputado José Mendonça, na Alepe, o peemedebista disse que Eduardo quer fazer “Pernambuco e o povo de bobo e idiota”.
Jarbas vasconcelos acusou o socialista de gastar dinheiro do governo para agredir não apenas o senador, mas também o PMDB.”A BR-232 está em dificuldades porque está há cinco anos sem manutenção”, disparou Jarbas, culpando Eduardo Campos de provocar o desgaste da rodovia como o intuito de jogar a culpa no opositor.
“No aspecto de enganar Pernambuco, quem privatizou a Celpe não fomos nós. Foi o avô dele, o doutor Miguel Arraes de Alencar e ele (então secretário da Fazenda), que enviou para essa Casa a mensagem. Isso descamba para a falta de personalidade e de caráter do governo em geral. Um governo que não merece nenhuma complacência e  benevolência por parte da oposição”, asseverou o senador do PMDB.

Publicado por: Daniel Pessoa

O PMB de Eduardo

Da Coluna Cena Política/JC

      A política é feita de ciclos, alguns muito semelhantes, ainda que décadas os separem. É o caso do Partido Social Democrático (PSD), fundado há cerca de um mês pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e avalizado de pronto pelo presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos.
Em Pernambuco, o PSD deverá representar para Eduardo o que o extinto Partido Municipalista Brasileiro (PMB) significou para o seu avô, Miguel Arraes. Em 1988, ainda ligado ao PMDB, o governador Arraes recebia inúmeros pedidos de filiação ao partido de pretensos candidatos a prefeito e vereador em todo o Estado. Visando evitar o inchaço do PMDB local, ele direcionou essas filiações para o PMB, comandado pelo senador Antônio Farias, seu companheiro de chapa em 1986.
Um quadro bem parecido se desenha agora para Eduardo Campos. É no PSD que o governador deve posicionar boa parte dos seus candidatos a prefeito e vereador em 2012, evitando crescimento exagerado do PSB. Não é à toa que, assim como Arraes fez com Farias e o PMB, Eduardo apadrinhou a filiação do ex-deputado André de Paula (ex-DEM) ao PSD, e ainda lhe entregou a presidência local do partido. Tudo muito semelhante…

Publicado por: Daniel Pessoa

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Polícia recupera veículo tomado de assalto em Serrita

Policiais militares do GATI, lotados no 8° BPM, em operação conjunta com a Guarnição Tática de Serrita, recuperaram um veículo tomado de assalto naquele município na manhã deste domingo (24).
Segundo a polícia, um grupo formado por três ou mais elementos estavam praticando assaltos no Distrito São Francisco do Brígida, zona rural de Serrita. A quadrilha tomou de assalto uma caminhonete D-20, de placas KIQ-9096, R$ 2 mil e aparelho celular, pertencentes a Francisco Ribeiro da Silva.
No mesmo local os bandidos também roubaram uma Parati de cor azul, placas JNQ-0675. De acordo com a Polícia Militar, a D-20 foi recuperada pela PM do Ceará na cidade de Jardim-CE. Já a Parati foi recuperada pela GT de Serrita com apoio do GATI/8° BPM, e foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro.

Da redação do blog de Alvinho Patriota

Última semana para entregar a declaração do IR

        O número de declarações do Imposto de Renda entregues até o final do feriadão da Semana Santa ficou abaixo da estimativa da Receita Federal, que era atingir a marca dos 14 milhões até ontem (24), como informa a Agência Brasil. Até as 9h de hoje (25), 13,497 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 foram enviadas à Receita. O número representa 56,23% do total esperado (24 milhões) até o dia 29 de abril, quando termina o prazo de entrega.
O plantão de dúvidas da Receita voltou a funcionar nesta segunda-feira. Os atendimentos tinham sido suspensos devido ao feriadão de Páscoa. O atendimento pelo telefone 146 funciona 24 horas. Já o atendimento presencial nas unidades da Receita vai das 8h às 20h.
Outra saída para o contribuinte com dúvidas é responder ao Questionário de Obrigatoriedade criado pela Receita Federal, que ajuda a saber se a pessoa está obrigada a declarar. Um tutorial também está disponível no site com orientações sobre todas as etapas, desde o download do programa gerador até a restituição do imposto ou eventuais pendências e regularizações.
A multa mínima para quem não entregar a declaração até o dia 29 deste mês é de R$ 165,74 e o máximo, de 20% do imposto devido.
As declarações só podem ser preenchidas este ano por meio de aplicativo próprio disponível no site da Receita Federal na internet. Depois de preenchida, a declaração deve ser enviada ao Fisco também pela internet, com o uso de outro aplicativo, conhecido como Receitanet. O contribuinte pode ainda optar por entregá-la em disquete nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
O prazo de envio termina às 23h59min59 do dia 29, horário de Brasília.

Fonte: Elba Galindo

Inocêncio Oliveira presidirá reunião do PR nesta segunda-feira para tratar das eleições

       

       O deputado Inocêncio Oliveira reunirá o Diretório Regional do PR nesta segunda-feira para tratar unicamente das eleições de 2012.
O partido encontra-se em fase de ''garimpagem'' de lideranças políticas na capital e no interior que estejam dispostas a filiarem-se no partido para disputar mandato de prefeito ou de vereador.

A sede regional do PR fica localizada na Rua São Salvador, 67, bairro do Espinheiro, na capital pernambucana. 


fonte: Blog de Inaldo Sampaio

Ex-deputado federal José Mendonça morre aos 75 anos, em São Paulo

         O ex-deputado federal pernambucano José Mendonça, faleceu no início da tarde deste domingo (24) aos 75 anos, vítima de infecção generalizada após 22 dias internado em tratamento de uma cirurgia de câncer no intestino. Ele morreu em São Paulo, onde estava hospitalizado no Sírio-Libanês, para onde foi levado dez dias depois de passar por cirurgia no Recife.
José Mendonça era pai do ex-governador do Estado Mendonça Filho. Pela morte de José Mendonça, o governador Eduardo Campos decretou luto oficial de três dias.
O corpo de José Mendonça Bezerra chega no final da noite deste domingo ao Recife e será inicialmente velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Recife, até o fim da tarde desta segunda (25). Depois será levado para velório em Belo Jardim, no Agreste, onde José Mendonça nasceu e iniciou a carreira política. O enterro deverá acontecer na terça (26), em Belo Jardim, a 181 km do Recife.
Mendonção, como era conhecido entre os colegas políticos, exerceu oito mandatos de deputado federal e três de deputado estadual. Formado em direito, ele começou a vida pública em 1966 com deputado estadual.
Em 44 anos de vida pública, ele só não realizou o sonho de terminar a carreira  política na Prefeitura de Belo Jardim. Pela primeira vez na planície desde 1967, o ex-deputado pelo DEM preparava-se para ser o candidato à sucessão de Marco Coca-Cola, companheiro de partido, quando a doença o venceu, neste domingo.
MINUTO DE SILÊNCIO – José Mendonça também foi presidente do clube Santa Cruz nos anos de 2001 e 2002 e foi homenageado neste domingo, no clássico entre Sport e Náutico, em uma das semifinais do Pernambucano  2011, na Ilha do Retiro, quando foi feito um minuto de silêncio. (Informações e foto do JC Online)

PSD: partido com políticos de alta rotatividade

          O histórico político de adeptos do mais novo partido a ser criado no país, o PSD, explica por que o líder da legenda, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, saiu em defesa, no debate da reforma política, de uma regra mais branda para a fidelidade partidária, de acordo com  matéria do O Globo. Mais da metade dos 31 parlamentares que assinaram a ata de fundação do PSD tem em seu currículo passagem por, no mínimo, três partidos. Há casos de políticos que já vão para a 7ª mudança de legenda.
A sigla nasceu já sendo alvo de chacota, principalmente por parte dos partidos de oposição, PSDB, DEM e PPS, ao ser chamada de Partido da Boquinha, quando se cogitava adotar a legenda PDB. Com o novo nome, o líder do DEM, deputado ACM Neto, disse que a sigla significava “Partido Sem Decência”. A crítica deve-se, em parte, ao fato de o PSD ter arregimentado políticos antes de oposição e agora dispostos a engrossar as fileiras da base do governo.
Dos 31 deputados que assinaram a ata de fundação do PSD, apresentada pelo partido neste mês, dois se destacam por ser os campeões em peregrinação partidária: Junji Abe, eleito pelo DEM em São Paulo, e Silas Câmara, do PSC do Amazonas. Biografia deles divulgada no site da Câmara dos Deputados contabiliza a filiação a seis partidos, sem considerar a mais recente mudança, para o PSD.
No caso de Junji, isso dá uma média de cinco anos de permanência em cada sigla. Ele foi do extinto PDS entre 1982 e 1991, mudou-se para o PFL, onde ficou alguns meses, no mesmo ano, filiou-se ao PL, quatro anos depois voltou ao PFL, depois de mais quatro anos seguiu para o PSDB e, em 2009, ingressou no DEM. Agora, está entre os fundadores do PSD.

Fonte: Elba Galindo

Evento discutirá potencialidades e desafios do bioma Caatinga em Ouricuri

            Para lembrar o Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), instituições, entidades, movimentos sociais e  empresas de Ouricuri, sertão pernambucano, se reúnem na próxima quinta-feira (28), para debater as potencialidades e os desafios do bioma na atualidade e para os próximos anos.
O evento será aberto a toda população e pretende reunir cerca de 500 pessoas, entre agricultores, estudantes, professores, sociedade civil e representantes de órgãos públicos. O encontro acontecerá no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião das 8h às 12h.
Degradação da caatinga, desertificação, impactos de grandes obras planejadas ou já iniciadas na região, código florestal brasileiro, agrotóxicos, lixo e patrimônio genético são alguns dos temas que nortearão o debate. Como o tempo é curto, a idéia é utilizar uma dinâmica bem interativa durante as falas, explica o coordenador geral do CAATINGA, Paulo Pedro de Carvalho.
Além da apresentação dos temas, o evento contará com mais dois espaços: o primeiro será uma plenária, onde as pessoas poderão intervir e opinar sobre o assunto, e o segundo momento, contemplará a sistematização de um conjunto de propostas para elaboração de um documento final do evento, onde sejam listadas as preocupações, os encaminhamentos e os compromissos que serão assumidos para continuidade das ações pela promoção de vida digna para as famílias, aliado à convivência com o bioma caatinga.
A idéia é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento dominante, buscando uma convivência digna e sustentável com o semiárido, enfatizando a importância de se preservar a natureza com as pessoas no centro das preocupações e vivendo bem. Neste sentido, o CAATINGA, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouricuri (SINDSEP), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (FETAPE), o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ouricuri (STR-O), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão – Campus Ouricuri) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) estão trabalhando junto com a Igreja Católica.
A ação faz parte, das manifestações coletivas de um plano de atividades conjuntas, em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, que acontecerão durante todo o ano, as quais envolvem, sobretudo, a Campanha da Fraternidade 2011, que neste ano trás como tema: Fraternidade e a Vida no Planeta”, e como lema: “A criação geme em dores de parte”.
 
Fonte: Elba Galundo
Foto: Reprodução Internet

domingo, 24 de abril de 2011

Prefeitos se Mobilizão para buscar fatia dos royalties do petróleo

Os royalties são nossos: marcha dos prefeitos

Prefeitos de todo o país estão se mobilizando e farão uma marcha a Brasília, em maio. Na pauta, a divisão dos royalties do petróleo. Os prefeitos vão pressionar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a colocar em votação o veto, do ex-presidente Lula, à redistribuição dos royalties.

A Confederação Nacional dos Municípios, que está organizando a marcha, apoia a emenda Ibsen Pinheiro, que diminui a fatia dos estados produtores, como o Rio, na renda do petróleo.

A mobilização dos prefeitos também pretende pressionar o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), a colocar em votação a Emenda 29, que trata da responsabilidade da União, dos estados e dos municípios na execução da política nacional de saúde.

“A Saúde precisa. A Emenda 29 está há mais de 1.200 dias parada na Câmara”, critica Paulo Ziukoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios. No texto da lei está prevista a criação de uma nova CPMF, a Contribuição Social para a Saúde (CSS).

O governo ainda não decidiu se vai propor a recriação de um imposto para a Saúde e, por isso, está segurando essa votação

PSD assedia prefeito de Santa Maria da Boa Vista


Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, está fazendo de tudo para levar adiante e alavancar o Partido Social Democrático (PSD), sigla que pretende criar ainda este ano. Depois de sair do DEM, Kassab está levando para seu lado influentes prefeitos e deputados estaduais e federais de todo o Brasil, advindos de partidos como o PSDB e, principalmente, do DEM.
Segundo a Agência Brasil, até a última quarta-feira (20) o Democratas já havia perdido 10 dos 43 deputados federais, que possui na Câmara dos Deputados, para o partido de Gilberto Kassab. Temendo perder mais parlamentares, o DEM anunciou que vai pedir os cargos dos deputados egressos da sigla, para serem ocupados por indicação do partido.
O assédio do PSD está acontecendo também com prefeitos do DEM aqui do Sertão do pernambucano. Leandro Duarte (DEM), gestor municipal de Santa Maria da Boa Vista, afirmou durante recente entrevista na rádio Boa Vista FM, que está “analisando a possibilidade de migrar para o PSD”, contudo está aguardando Sérgio Guerra, presidente do DEM, voltar de viagem para conversar sobre o assunto.
De acordo com Duarte, a sigla que está para ser criada por Kassab é a “coqueluche” do momento e chegará forte nas eleições municipais de 2012, “mas o Senador Sérgio Guerra está de viagem ao exterior e me pediu por telefone que eu aguarde seu retorno antes de tomar qualquer decisão”, afirmou.(alvinho patriota)

Serra Talhada sediará o 1º Cangaço Rock Fest

No próximo dia 30 de abril, acontece em Serra Talhada (PE), no sertão do Pajeú, o 1º Cangaço Rock Fest, na praça Dr. Sérgio Magalhães(praça da Igreja), às 20h. Entre as atrações da festa estão Metal Milícia, Doppamina, No Sense, Ello 4 e Kaêra.
Durante os intervalos das bandas, o público irá prestigiar o som dos DJ’s Panic e Djean. A entrada é gratuita.

fonte:blog do carlos brito

DEM pede cargos de deputados que deixaram o partido

O Democratas (DEM), que já perdeu dez dos seus 43 deputados para o novo partido – o PSD, está pedindo os cargos que esses deputados ocupavam na Câmara por indicação da legenda. O último deputado a comunicar sua desfiliação do DEM foi Júlio Cesar (PI), que ocupa a presidência da Comissão de Agricultura da Câmara.
A presidência da comissão foi escolhida pelo DEM, que indicou o deputado. Segundo a assessoria do DEM, na próxima semana, a liderança do partido vai pedir à presidência da Câmara o cargo de presidente da Comissão de Agricultura e indicar um outro deputado para ocupá-lo, uma vez que esse cargo pertence ao partido.
Assim, como vai ocorrer no caso da Comissão de Agricultura, a liderança do partido na Câmara está solicitando todos os cargos ocupados por deputados que estão deixando a legenda para ingressarem em outro partido.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Giro pelo Interior: prefeito de São Bento do Una multado

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco aplicou uma multa no valor de R$ 9.600,00 ao prefeito do município de São Bento do Una, José Aldo Mariano da Silva, por não ter tomado providências para reduzir as despesas com a folha de pessoal no segundo quadrimestre de 2010.
Relatório técnico elaborado pela Inspetoria de Garanhuns concluiu que a Prefeitura de São Bento gastou 56,95% de sua receita corrente líquida com a folha de pessoal no terceiro quadrimestre de 2009, infringindo o artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O prefeito tinha o prazo de dois quadrimestres para reduzir em pelo menos um terço o percentual excedente (2,95%). Mas, segundo o relatório técnico, em vez de reduzir os gastos (o limite máximo permitido pela LRF é 54%), os elevou para 59,29% da receita corrente líquida no primeiro quadrimestre de 2010 e para 61,20% no segundo.
Esta irregularidade impossibilita o município de receber transferências voluntárias da União e autoriza o TCE a aplicar uma multa ao gestor no valor de 30% dos seus vencimentos anuais, proporcionalmente ao período de verificação. Cópia desta decisão, segundo o relator do processo, conselheiro Carlos Porto, será anexada à prestação de contas da prefeitura do exercício de 2010, que ainda será julgada pelo TCE.

Granito-PE é notícia nas ações do Governo do Estado de Pernambuco

Prefeitura de Granito divulga as ações realizadas na administração Ronaldo Sampaio em Parceria com o Governo do Estado, Eduardo Campos.

O Prefeito de Granito, Ronaldo Sampaio, presta contas das obras realizadas nos seus 2 anos de Governo em Parceria com o Governo do Estado(Eduardo Campos). Documentário mostra as principais obras e ações da administração. 

VI FEIRA DE CAPRINOS E OVINOS DE PARNAMIRIM EM PAUTA

              A Secretaria de Agricultura de Parnamirim-PE, realiza dias 28 á 30 de Abril a VI Feira de Caprinos e Ovinos, com 10.000 mil reais em prêmios para os melhores animais; Junto com a Feira de Caprinos acontecerá a VI Feira do Mel e o Lançamento do Projeto Velho Chico.
CARTAZ
              

Sebastião Oliveira contesta ação contra o auxílio-paletó

A polêmica causada pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) protocolada pela seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) promete novos embates entre a entidade e a Assembleia Legislativa. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, o deputado Sebastião Oliveira (PR) questionou a legitimidade da Ordem para tentar suspender o benefício na Justiça. De acordo com o republicano, o auxílio é constitucional, mas é questionável se é moral. Mesmo assim, ele defende que este debate não compete a OAB.
“Estou aberto a debater ações para transparência do uso do auxílio e até a sua extinção. O que a Assembleia não pode aceitar é uma ação de um órgão que não tem legitimidade política. Quem é a OAB pa­ra discutir isso? Eles têm autonomia para abrir essa discussão? O povo tem, a Imprensa tem, mas a OAB não”, bateu.
Para o parlamentar, a Ordem “só tem feito política nos últimos anos” e que a ação contra o auxílio-paletó é “pano de fundo” para uma candidatura da OAB em 2012. O deputado ainda acusou a entidade de ser alvo de instrumentalização desde a gestão do ex-presidente Jayme Asfora, candidato a deputado estadual no último pleito. “A gente já viu esse filme antes e já sabe o que aconteceu”, ironizou.
O deputado adiantou que pedirá a criação de uma comissão temática para contestar a realização do exame da OAB – teste ao qual são submetidos bacharéis de Direito, para o exercício da profissão. “Estou aberto para abrir o debate do auxílio-paletó e espero que a OAB esteja também quando for discutir qual a posição dos estudantes e das universidades quanto ao exame”, provocou.
Presidente da OAB e autor do pedido de suspenção da verba, Henrique Mariano rebateu as críticas de Sebastião Oliveira. Segundo ele, a Constituição Estadual dá respaldo para a entidade entrar com uma Adin, além da própria Constituição Federal garantir a qualquer entidade representante de uma classe o direito de defender os interesses da sociedade. “Isso é uma visão deturpada. Ele devia conhecer a história da OAB. Nós sempre tivemos um papel político e nosso direito é garantir a cidadania”, asseverou.
O presidente ainda classificou como “oportunismo amador” a tentativa do deputado de questionar o exame da Ordem. “É um exame sério. Ele não sabe do que está falando. É regulamentado pela lei federal e o STF também garantiu a sua legalidade. O exame é unificado… a seccional pernambucana não faz o exame”, rebateu. As informações são da Folha de Pernambuco.
Foto: Arquivo Alepe

Câmara dos Deputados aprova regulamentação das lan houses

A Câmara dos Deputados aprovou hoje o projeto de lei que regulamenta o funcionamento das lan houses, que pelo projeto passarão a ser denominadas de centro de inclusão digital, como informa a Agência Brasil. Na votação das emendas, os deputados aprovaram dispositivo para determinar o registro do nome e da identidade do usuário das lan houses.
O relator do projeto, deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), informou que a proposta determina que esses estabelecimentos devem ser considerados espaços de “especial interesse social” para fins de universalização do acesso à internet no Brasil. Segundo ele, o projeto também abre a possibilidade de as administrações públicas firmarem parcerias com as lan houses para fins educacionais.
De acordo o deputado, os dados da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital mostram que existem no Brasil cerca de 108 mil lan houses e que elas respondem pelo acesso de 32 milhões de brasileiros, além de permitirem que cerca de 64 % dos desempregados acessem a internet.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Deputados podem mudar de partido

Na Assembleia, comenta-se que três parlamentares podem aderir ao PSD após a criação da legenda
A confirmação da migração do ex-deputado federal André de Paula para o PSD aumentou as especulações sobre políticos pernambucanos que podem aderir à nova sigla. Na Assembleia Legislativa, especula-se que ao menos três parlamentares podem mudar de partido, como informa o Diário de Pernambuco. Na lista, estão o pastor Cleiton Collins (PSC), Sebastião Oliveira (PR) e Adalberto Cavalcanti (PHS) – todos governistas.
De acordo com Collins, “alguns amigos (da Assembleia) têm insistido nos convites”. Questionado sobre a mudança, respondeu que “o PSD chega em um momento importante”. Além de embates com o presidente estadual do PSC, Carlos Eduardo Cadoca, uma possível deserção residiria no desejo, várias vezes declarado, de disputar a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O PSD é para o parlamentar, então, uma via alternativa, caso tenha o nome vetado no PSC para 2012.
Entretanto, ele é cauteloso. “Neste momento, o interesse no PSD é em fazer alianças para disputar a prefeitura de Jaboatão. Tenho certeza de que o meu atual partido vai confirmar meu nome na disputa”. Ainda assim, Collins admitiu estar de olho no futuro da nova legenda. “Estou esperando para ver como serão as costuras do PSD na Região Metropolitana”, completou.
Em relação a Sebastião Oliveira, circula nos corredores do Legislativo que ele teria procurado deputados e pessoas próximas ao PSD, demonstrando interesse em migrar. A causa seria antigas insatisfações entre o parlamentar e o presidente estadual da legenda, Inocêncio Oliveira. Ele desmentiu, mas confirmou conflitos internos. “Sou fundador do PR e, apesar de divergências, estou satisfeito no partido. Hoje (ontem) conversei com Inocêncio e marcamos uma reunião para a próxima segunda para conversarmos sobre diferenças na sigla e fazer ajustes”, anunciou.
Com motivo diferentes, o nome de Aldalberto Cavalcanti também aparece na lista dos que aparentaram interesse no sigla fundada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Cavalcanti estaria atrás de visibilidade, fato que também negou. “Quando quis me candidatar, o PHS me estendeu a mão. Não vou mudar agora”, prometeu.

MST tem nove áreas ocupadas no Interior de Pernambuco, inclusive em Petrolina e Granito

Nesse domingo (17), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam mais oito fazendas em municípios pernambucanos, chegando ao total de nove somente neste mês, como informa o JC Online. De acordo com o MST, essas ocupações dão continuidade às ações da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no Estado e já somam 1.890 famílias acampadas. Ainda segundo o movimento, as ocupações de latifúndios improdutivos no estado continuam nos próximos dias.
A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária acontece em todo o Brasil e, de acordo com o MST, seguirá até o final desse mês. Constam na pauta de reivindicações do movimento:
» Assentamento das 100 mil famílias acampadas até o final deste ano e que o governo apresente um plano de metas de assentamentos em áreas desapropriadas até 2014;
» Programa de desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos públicos, crédito agrícola, habitação rural, educação e saúde;
» Medidas para garantir educação nos assentamentos, com a construção de escolas nos assentamentos, um programa de combate ao analfabetismo e políticas para a formação de professores no meio rural.
ÁREAS OCUPADAS – Essa semana, as últimas ocupações feitas por integrantes do MST foram realizadas nos municípios de São Bento do Una, Altinho, Igarassu, Joaquim Nabuco, Itambé, Sertânia, Petrolina, Granito e Inajá.

Prefeitura de Santa Filomena divulga Programação da Feira de Caprinos 2011

Eventos 2011 Granito-PE

A prefeitura de Granito divulga calendário de eventos 2011.

São Joao Granito - 10 e 11 de Junho
São Joao Povoado Lagoa Nova - 18 de Junho
São Joao Bela Vista - 25 de Junho
São Pedro do Distrito de Rancharia - 29 de Junho
Pega de Boi no Mato - 09 de Julho
ExpoGranito - 12,13, e 14 de Agosto
Padroeiro do Povoado de Lagoa Nova - 07 de Outubro
Padroeiro do Distrito de Rancharia - 08 de Outubro
Festa de Emancipação - 20 de Dezembro

Em Breve a Programação com as as atrações.