Página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Evento discutirá potencialidades e desafios do bioma Caatinga em Ouricuri

            Para lembrar o Dia Nacional da Caatinga (28 de abril), instituições, entidades, movimentos sociais e  empresas de Ouricuri, sertão pernambucano, se reúnem na próxima quinta-feira (28), para debater as potencialidades e os desafios do bioma na atualidade e para os próximos anos.
O evento será aberto a toda população e pretende reunir cerca de 500 pessoas, entre agricultores, estudantes, professores, sociedade civil e representantes de órgãos públicos. O encontro acontecerá no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião das 8h às 12h.
Degradação da caatinga, desertificação, impactos de grandes obras planejadas ou já iniciadas na região, código florestal brasileiro, agrotóxicos, lixo e patrimônio genético são alguns dos temas que nortearão o debate. Como o tempo é curto, a idéia é utilizar uma dinâmica bem interativa durante as falas, explica o coordenador geral do CAATINGA, Paulo Pedro de Carvalho.
Além da apresentação dos temas, o evento contará com mais dois espaços: o primeiro será uma plenária, onde as pessoas poderão intervir e opinar sobre o assunto, e o segundo momento, contemplará a sistematização de um conjunto de propostas para elaboração de um documento final do evento, onde sejam listadas as preocupações, os encaminhamentos e os compromissos que serão assumidos para continuidade das ações pela promoção de vida digna para as famílias, aliado à convivência com o bioma caatinga.
A idéia é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento dominante, buscando uma convivência digna e sustentável com o semiárido, enfatizando a importância de se preservar a natureza com as pessoas no centro das preocupações e vivendo bem. Neste sentido, o CAATINGA, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouricuri (SINDSEP), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (FETAPE), o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ouricuri (STR-O), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão – Campus Ouricuri) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) estão trabalhando junto com a Igreja Católica.
A ação faz parte, das manifestações coletivas de um plano de atividades conjuntas, em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, que acontecerão durante todo o ano, as quais envolvem, sobretudo, a Campanha da Fraternidade 2011, que neste ano trás como tema: Fraternidade e a Vida no Planeta”, e como lema: “A criação geme em dores de parte”.
 
Fonte: Elba Galundo
Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário