Página

terça-feira, 26 de abril de 2011

Política

Ex-deputado Cintra Galvão foi ao sepultamento de José Mendonça






1- O ex-prefeito de Belo Jardim e ex-deputado estadual, Cintra Galvão (PTB), que lidera a oposição no município, acabou indo ao sepultamento do ex-deputado José Mendonça, seu principal adversário político.


2- Eles já foram aliados no passado. Mas, em 1986, cada qual tomou seu rumo. Cintra dissentiu do PDS para apoiar Miguel Arraes para o governo estadual e José Mendonça ficou no partido para apoiar José Múcio, que era o candidato da situação.


3 - Em 2008, quando se candidatou a prefeito e perdeu a eleição para Marcos Coca-Cola (DEM) por 1.237 votos de diferença, Cintra torcia para que seu opositor fosse José Mendonça, a fim de que, dizia ele, houvesse um ''clássico'' no município.


4- Este ''clássico'' nunca foi jogado porque os dois nunca se enfrentaram. Cintra passou 32 anos (de 1968 a 2000) com o controle da prefeitura e só veio a sofrer a primeira derrota para o grupo Mendonça na eleição de 2000 (o prefeito eleito foi João Mendonça).


5- A política municipal sempre foi muito radicalizada, mas os dois principais caciques se respeitavam. Ou seja, um não fazia ataque ao outro.


6- O papel crítico da campanha normalmente era desempenhado por atores políticos de menor expressão: vereadores, líderes políticos sem mandato, etc.


7- Sobrinho de Cintra e vereador pela oposição, Valdemir Cintra esteve no velório de Mendonção, na Assembleia Legislativa, cumprimentou a viúva e os filhos, aos quais apresentou suas condolências.


8- E, ao Blog, prestou as seguintes declarações: ''Era nosso adversário político mas nem por isso deixo de reconhecer que foi uma grande perda para Belo Jardim. Ele amava a nossa cidade. Lamento profundamente a sua morte e faço questão de externar, em público, as nossas condolências à família enlutada''.


9- Filho de Cintra, o ex-prefeito Cecílio Galvão (PSB) não foi ao velório. Mas, ao Blog, deu este depoimento sobre Mendonção: ''Tínhamos divergências políticas mas devo reconhecer, como ex-prefeito, que ele deu sua contribuição para o desenvolvimento do município. Aliás, a briga dele com meu pai foi benéfica para o município porque era uma disputa para aferir quem mais trabalhava pela cidade. Lamento a sua morte e envio meus pêsames à viúva, Dona Estefânia, à sua irmã, Dona Neci, aos seus filhos, e ao ex-prefeito João Mendonça''.


10- O corpo do ex-deputado foi velado até a manhã desta terça-feira na quadra do Colégio Diocesano. E sepultado por volta das 10h30 no cemitério de São Sebastião.





Nenhum comentário:

Postar um comentário