Página

terça-feira, 31 de maio de 2011

Bodocó e Granito são os municípios do Sertão do Araripe que se enquadraram na LRF

        A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), criada para impedir o endividamento das cidades e dos estados, parece não assustar os prefeitos como antes.
O Diário de Pernambuco veiculou no último domingo (29), que das 185 prefeituras de Pernambuco, 79 gastaram mais de 54% da receita com despesas de pessoal no exercício de 2010 – o que é proibido pela norma em vigor há 11 anos.
Apenas 56 municípios no Estado conseguiram usar os recursos sem colocar as finanças em risco.  Do total, outros 21 municípios prestaram informações incompletas ao Tesouro Nacional e mais 29 atingiram o limite prudencial da LRF, que é de 51,30%.
As informações são do Sistema de Coleta de Dados Contábeis de Estados e Municípios – o SISTN do Tesouro Nacional. Os números podem levar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a rejeitar o relatório de gestão fiscal de várias prefeituras, e causar um desgaste político.
De acordo com o Diário de Pernambuco, o mais grave ainda é que, ao extrapolar os gastos com pessoal, alguns desses prefeitos podem colocar em xeque o investimento obrigatório de 15% do orçamento na saúde e 25% na educação.
Dentre os municípios do Sertão do Araripe, apenas Bodocó e Granito figuram na lista dos que mais se enquadram na LRF.
Municípios que mais se enquadram na LRF / partido do prefeito:
Bodocó – 43,63% (DEM); Granito 40,34% (PMDB); Cedro – 35,60% (PSB); Brejinho – 36,02% (PSB); Ipojuca – 36,96% (PDT); São José da Coroa Grande – 41,20% (DEM); Cabo de Santo Agostinho – 43,30% ((PTB);  Sertânia – 43,51% (PSB); Triunfo – 43,62% (PR) e Vertentes – 43,77% (PSDB).

Fonte: Blog Elba Galindo

Granito já em clima de São João

        Os preparativos do São João de 2011 de Granito já comerçaram, as ruas já estão  em clima de animação. O São João tem início marcado para o dia 10 de Junho, comerçando na sede e terminando dia 29 de Junho  no distrito de Rancharia. A programação inclui desde a missa dos vaqueiros a competições como(gincana, pau de cebo, corrida da fogueira, corrida ciclistíca, e apresentações de quadrilhas). O São João tem como homenagiado, o rei do baião Luiz Gonzaga. A programação é vasta. Veja a seguir:

Dia 10 de Junho - Abertura as 10:00 hs com a Missa dos Vaqueiros e o Forró com Leandro dos Teclados.
e a noite no palco principal, os Garotos do Forró, Os Três do Cariri e finalizado a noite a Banda Raízes do Brígida.
Dia 11 de Junho - Competições durante o dia e no palco principal a partir de 22:00 hs Epitácio Pessoa e a Banda Forró Estourado.
Durante os dois dias, a partir das 16:00hs se apresentará na latada do forró o sanfoneiro Raimundinho do Forró.
         A programação segue com dia 18 de junho no povoado de Lagoa Nova, ÉBANO NUNES E BANDA E MANOEL CABEÇA, finalizando a noite o sanfoneiro Geraldo de Parnamirim.
No dia 25 é a vez da Vila Bela Vista, onde se apresentará Fabiano e Banda; e Finalizando o São João 2011, no dia 29 se encerra com a banda Forró das Primas e Edgar do Cedro no distrito de Rancaharia.

Fonte: Departamento de Eventos da Prefeitura de Granito



sábado, 28 de maio de 2011

Prefeitos recebem quadras e creches para seus municípios



O anúncio da construção de quadras esportivas escolares e creches em solenidade nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, foi recebida como cumprimento de promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff. No mesmo evento, o programa do governo federal Caminho da Escola fez a doação de 30 mil bicicletas e capacetes para crianças de diversos municípios. Coube ao prefeito de Juazeiro da Bahia, Isaac Carvalho (PCdoB), falar em nome dos prefeitos que serão beneficiados pelas medidas.
”Este ato é revestido de vários significados para todos nós e para os cidadãos que depositaram em nós, governantes, sua esperança e sua confiança. Representa o cumprimento de uma importante promessa da então candidata Dilma Roussef, a nossa candidata, de que implantaria o PAC 2 e ampliaria as mudanças iniciadas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse o prefeito.
A presidente Dilma confirmou que as medidas fazem parte do cumprimento de promessa de campanha, de erradicar a miséria e prestigiar as mulheres. “É fato que as mães, hoje, no Brasil, precisam trabalhar e tem de ter onde deixar os seus filhos com segurança. Então, cumpre essas duas funções”

“Essas creches, em todo o Brasil, vão oferecer tranquilidade para as famílias e de modo ainda mais especial, às mães trabalhadoras”, destacou Isaac Carvalho, acrescentando que “as quadras cobertas, para regiões como a nossa, onde é comum 40 graus à sombra, serão verdadeiros centros de convenções para aquelas comunidades tão carentes de equipamentos públicos”, disse. Juazeiro vai receber 15 creches e 15 quadras poliesportivas cobertas.
Proinfância
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 300 municípios serão beneficiados com a assinatura do acordo, que vai garantir a criação de 454 quadras esportivas cobertas e de 138 creches.
O objetivo do projeto é que as novas quadras esportivas, que funcionarão nas creches, propiciem espaço e ambiente que favoreçam a formação das crianças. Os espaços a serem construídos preveem ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação, como salas de leitura e de informática, fraldários, bibliotecas e áreas cobertas para a prática de esportes. (O Vermelho)

Eduardo quer acabar reeleição porque é candidato

          Por trás da decisão do PSB, ontem, de voltar a defender enfaticamente o fim da reeleição em todos os níveis e estender o mandato do presidente da República de quatro para cinco anos, está implícita a intenção do partido de levar o seu presidente Eduardo Campos à disputa presidencial, diz o blogueiro Magno Martins.
Mantidas as regras atuais, que permitem o instrumento da reeleição, fica mais difícil para o PSB vir um dia a almejar a disputa pelo Planalto com reais chances de vitória. Afinal, daqui a quatro anos, o candidato da base governista deve ser Dilma ou Lula.
Com Dilma, são mais quatro anos de espera. Ao fim dos oito anos da era dilmista pode ser iniciada uma nova era Lula, que também não seria apenas quatro, mais oito. Só aí são 16 anos de espera.
Eduardo Campos está com 45 anos, com mais 16 desta longa espera, com base neste raciocínio, se transformaria numa opção real de poder com o apoio do PT com 61 anos.
O fim da reeleição, portanto, é a esperança de Eduardo chegar mais rápido a concretizar o sonho de pelo menos disputar a Presidência da República.
Foto: Divulgação

segunda-feira, 23 de maio de 2011


       
    Na contagem dos políticos mais próximos ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o seu PSD já tem 42 deputados na Câmara Federal, informa o Poder Online.
Para se ter uma ideia, o PSB, que nos planos originais iria futuramente absorver o PSD, tem 35 deputados.
Ou seja, a criatura ficou maior que o criador. E, por conta disso, foram para o espaço os planos de união dos dois partidos.
Na prática, PSD e PSB agora são adversários na disputa por espaços de poder.
E o DEM, que hoje tem 43 deputados,  deve ficar com menos de 30 devido às defecções para o PSD, podendo cair a 25.
Os três com maior número de deputados ainda são:
  • PT — 88
  • PMDB — 79
  • PSDB — 53
O PSD nasce, então, como a quarta maior bancada da Câmara.
Mas pode se tornar a terceira.
Há quem calcule a queda do PSDB para algo entre 45 e 50 deputados. Nesse caso, o PSD se igualaria  ou poderia ultrapassar em tamanho os tucanos.

Fonte: Blog Elba Galindo

Ouricuri a Bodocó: a volta dos buracos

        Após as chuvas que caíram no Sertão do Araripe, voltam a aparecer os buracos nas estradas que ligam os municípios da região, ou seja, o que já não era bom ficou ainda pior.
Animais na pista, falta de acostamento e inúmeros buracos, essa é a descrição da BR122, que liga as cidades de Ouricuri a Bodocó.
É bom o governador Eduardo Campos dar atenção a esse trecho, pois além da falta de segurança dos motoristas que por ali trafegam e do direito da população em dispor de estradas em boas condições, o trecho é movimentado pelas atividades do Pólo Gesseiro do Araripe.

domingo, 22 de maio de 2011

FENESE- FEIRA DE NEGÓCIOS DE SERRITA FOI UM SUCESSO!

      
       

    Neste domingo 22 de maio de 2011, a FENESE teve seu encerramento com um público de mais de 40 mil pessoas durante os três dias de evento; A noite do dia 20, onde se apresentou a dupla sertaneja Zéze de Carmargo e Luciano e banda Arreio de Ouro, teve um público estimado de mais de 20 mil pessoas. Além da grande programação a FENESE, organizada pela prefeitura de Serrita, se destacou pela bela estrutura do pátio de eventos, inaugurado especialmente para esta feira. Segundo a organização do evento,  801 animais das raças  santa inês, Dooper, Cariri, Anglo Nubiano, Boer, e bovinos Holandeses, foram presentes em especial neste evento. Foram premiados os melhores expositores, chegando a um total de 10.200,00 reais. Em seu pronuciamento final, o prefeito Carlos Cecilio, agradeceu a presença de todos os expositores e as pessoas das cidades vizinhas, e espera que o evento venha a crescer, e agradeceu a todas as pessoas que participaram direto ou indiretamente pela organização do evento.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

1ª FEIRA DE NEGÓCIOS DE SERRITA COMERÇA NESTE FIM DE SEMANA




     


A Prefeitura Municipal de Serrita está investindo mais de R$ 500 mil para a realização da 1ª Feira de Negócios em Serrita e Exposição de Caprinos e Ovinos (1ª FENESE), marcada para acontecer entre os próximos dias 20 e 23. O gestor municipal da Capital do Vaqueiro conseguiu adquirir a quantia de R$ 551 mil através de três convênios firmados com a Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Governo do Estado e com o Governo Federal. Todos os acordos foram publicados no caderno 29 do Poder Executivo do Diário Oficial do Estado de Pernambuco.
O dinheiro dos convênios foram destinados para a Fundação Padre João Câncio, que está promovendo o evento em parceria com a prefeitura municipal.
No Convênio de n° 03/2011 a prefeitura de Serrita fechou parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária para aquisição de R$ 55 mil. Em outro pacto firmado com o Governo do Estado, de n° 04/2011, a administração de Serrita conseguiu R$ 110 mil para realização da feira. O terceiro convênio foi celebrado entre a prefeitura e o Governo Federal no valor de R$ 386 mil. Os pactos foram feitos de forma legal, informando que o dinheiro seria usado para promoção da 1ª FENESE. A prefeitura espera movimentar cerca de R$ 2 milhões durante os três dias de feira. 

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

Eduardo entregará equipamentos de informática para Conselhos Tutelares Municipais

                O governador Eduardo Campos entregará, nesta quarta-feira, a partir das 14h,  no Palácio das Princesas, kits com equipamentos de informática para os Conselhos Tutelares municipais. 
Cada conjunto contém um computador, uma impressora e um estabilizador, com custo unitário de  R$ 2.546,00, bancado pelo Governo do Estado.
Com os computadores, os conselheiros poderão fazer o registro das informações nos casos de violação ou não atendimento dos direitos assegurados à criança e ao adolescente. A ação do Estado tem a responsabilidade compartilhada com os municípios, que estão encarregados de providenciar a manutenção periódica dos equipamentos, bem como garantir uma linha telefônica ligada ao computador para que este seja conectado ao programa de navegação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência. 
“Apesar dos conselhos serem administrados pelos municípios, o Estado está ajudando a equipar essas instituições com o objetivo de fortalecer o SIPIAa”, explica a secretária Raquel Lyra, que coordena a ação junto com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes. 
Os conselhos tutelares surgiram com a criação da Lei Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, conhecida com Estatuto da Criança e do Adolescente. No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

Fonte: Elba Galindo


Osvaldo Coelho aceita convite de FBC e fará parte do Conselho de Irrigação do Ministério da Integração

       




           Quem acreditava que a eleição de 2010 havia decretado o fim da carreira política do ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM), estava errado. Em entrevista ao programa Nossa Voz da Grande Rio FM, o democrata revelou que aceitou um convite do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), para compor o futuro Conselho Nacional de Irrigação.
“Confirmo que fui procurado. Discutimos algumas coisas e ele terminou por me chamar para o Conselho de Irrigação. Ele me identificava como uma pessoa que teve essa bandeira enquanto parlamentar e achando que eu teria, seguramente, opiniões a oferecer. Eu achei o convite irrecusável. Eu tenho consciência de que somei conhecimentos sobre irrigação, semiárido e se não atendesse [a esse chamado], faltaria à minha região e minhas bandeiras de luta. Estou no aguardo dessa formalização”, declarou o democrata.
Osvaldo Coelho acredita que seu papel será opinar sobre as ações do Ministério, principalmente voltado para o semiárido. “Estou seguro que vou apontar nossos problemas e apontar soluções no meu ponto de vista, que serão somados aos pontos de vistas de quem interessar possa”, disse. Para ele, inicialmente deve ser feita uma radiografia do caso Petrolina.
Ainda de acordo com o ex-parlamentar, também devem compor o órgão colegiado o Ministro Roberto Rodrigues, o Dr. Eliseu Alves – ex-presidente da EMBRAPA e Codevasf e outros dois nomes ligados ao estado do Ceará. “A oportunidade de ter uma pessoa no Ministério da Integração Nacional é impar, singular, rara na nossa região”, adicionou. As informaçõe são da Grande Rio FM.

Fonte: Elba Galindo

sábado, 14 de maio de 2011

Eduardo sugere ao PSDB esquecer 2014

Coluna da Folha de Pernambuco do sábado, 14/05/11
Numa longa entrevista publicada ontem no mais influente jornal de negócios do país, o “Valor Econômico”, o governador Eduardo Campos aconselha o PSDB a esquecer 2014 e a preparar o partido para embates futuros, seguindo o pensamento político do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que continua sendo, em sua opinião, a principal cabeça pensante da legenda. Recentemente, FHC sugeriu ao PSDB direcionar suas atenções para as classes médias porque o “povão” já é do PT.
“O PSDB não deveria olhar para 2014, porque o jogo de 2014 está, de certa forma, jogado. Um governo que se sai bem, que faz o dever de casa, se reelege. Nada indica que a presidente Dilma não chegue a 2014 em condições de ser reeleita. E se ela por acaso disser que não quer mais, tem a seu lado alguém que se dispõe (a ser candidato), que é o presidente Lula. O PSDB deveria olhar para mais longe, para onde a vista de Serra não alcança mais”, disse o governador de Pernambuco na entrevista.
Aos 44 anos de idade, ele é o homem público de sua geração que melhor tem jogado o jogo político com vistas ao “pós Dilma”, deixando para trás o senador Aécio Neves, que tem se revelado no Congresso um político mediano e sem um pensamento econômico consolidado para se apresentar ao país como candidato a presidente da República. Eduardo Campos direcionou suas atenções para 2018 e tem no PSD do prefeito Kassab um importante aliado para tentar consumar o seu projeto.
Entrevista 1 – A entrevista de Eduardo Campos ao jornal “Valor” rendeu-lhe vários telefonemas no dia de ontem, sobretudo de políticos e empresários do Sul. Dilma Rousseff também o parabenizou pela entrevista, que foi o assunto mais comentado, ontem, no Distrito Federal.
Entrevista 2 - Num dos trechos de sua entrevista, o governador diz que a Oposição não leu o artigo de FHC na revista “Interesse Nacional”. E lamenta que aquela aula de lucidez política tenha sido prejudicada pela leitura distorcida de uma única frase em que se refere ao “povão”.
Entrevista 3 – Com quase 80 anos de idade, mas ainda inteiro e lúcido, FHC aconselhou o seu partido a procurar apoio nas classes médias, de certa forma carentes de representatividade, porque o voto do “povão” já é do PT, que conseguiu conquistá-lo com programas sociais clientelistas, cooptação das Centrais Sindicais e outros tipos de ação política menos nobres.
Entrevista 4 – Numa linha parecida com a do ex-presidente, Eduardo Campos disse ao jornal “Valor” que “além de perder três eleições seguidas e não construir uma unidade interna (vide a eterna briga de Serra com Aécio), mais grave (para o PSDB) é não encontrar o mote, o conjunto de ideias que reúna as pessoas e que possa despertar a atenção do país”. Aécio Neves gostou.

Dilma libera recursos para obras da Transnordestina e de barragens em PE

        

     A reunião entre o governador Eduardo Campos e a presidente Dilma Rousseff para tratar da liberação de recursos para a construção de barragens foi além e rendeu mais uma boa notícia para Pernambuco: o Governo Federal autorizou a liberação imediata de R$ 164 milhões para as obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco.
Os recursos serão repassados via Valec, estatal federal de planejamento e infraestrutura, e vão garantir que os trabalhos de construção da ferrovia continuem em ritmo intenso até o final de julho deste ano. A presidente ainda se comprometeu a fazer uma nova liberação de recursos durante o mês de junho, disse Eduardo, após a audiência no Palácio do Planalto nesta
sexta-feira (13).
Em relação às barragens, foram assinados os convênios entre Governo do Estado e União para a execução dos projetos de Panelas II e Gatos. Os dois reservatórios vão custar R$ 65 milhões, dos quais R$ 50 milhões serão bancados pelo Governo Federal e o restante pelo Estado.
Os convênios para a construção das outras três barragens (Igarapeba, Serro Azul e Barra de Guabiraba), também consideradas prioritárias para a prevenção de catástrofes, serão assinados dentro de 90 dias. A previsão é que os cinco reservatórios estejam prontos dois anos após o início das obras.
Localizada no município de Cupira, a 168 km do Recife, Panelas II vai ocupar uma área de 324 hectares.Ela terá capacidade para acumular 17 milhões de m³ e será erguida no Rio Panelas, afluente do Rio Una. Sua construção vai custar R$ 50 Milhões e vai beneficiar mais de 13 mil pessoas dos municípios de Belém de Maria, Catende e Palmares.
Outras 5.500 pessoas desses mesmos municípios serão beneficiadas com a Barragem de Gatos. Com 241 hectares, ela será construída no município de Lagoa dos Gatos. O reservatório poderá receber até 6,3 milhões de m³ e custará R$ 15 milhões. Ela será construída sob o Riacho dos Gatos, um afluente do Rio Panelas, que deságua no Piranji, tributário do Una.
Ambas já possuem estudo topográfico e projetos executivos finalizados. O aviso do edital de licitação para a construção destas duas grandes obras já foi lançado e as empresas vencedoras devem ser conhecidas no próximo dia 15 de junho. A previsão é de que as obras sejam entregues antes do próximo inverno e que custem R$ 65 milhões.
O  ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, também participou do ato.  Eduardo continua em Brasília, onde participa do 5º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Fonte: Elba Galindo

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pernambuco vai pagar o pato

PSB 'lança' Campos e se descola de aliança com PT(Vera Magalhães, Folha de S. Paulo)

O PSB leva ao ar a partir de hoje cinco inserções de rádio e TV voltadas para lançar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como político de expressão nacional, se descolar da aliança com o PT e vender um certo "jeito pessebista" de governar.

Os filmes, dirigidos pelo jornalista e publicitário Edson Barbosa, da Link, apresentam o slogan "Um novo caminho para um novo Brasil", que propõe um claro descolamento do PT. Não há nas inserções menção ao governo Dilma Rousseff.

Três dos cinco filmes aos quais a Folha teve acesso são estrelados por Campos.

Numa clara tentativa de apresentar o governador ao resto do país, ele aparece defendendo a reforma política.

Em outra das peças, louva o que chama de "novo Brasil" e, por fim, defende que o PSB representa o "novo caminho" do slogan".
O PT não brinca em serviço. Podem aguardar que vem chumbo grosso. O mínimo que vai ocorrer é o bloqueio silencioo de verbas para Pernambuco. A vaidade de Eduardo não poderia se sobrepor aos interesses do estado num momento tão delicado.

Fonte: Blog Valmir Filho

Eduardo Campos elogia o ex-presidente FHC em entrevista dada ao Jornal ''Valor''




O governador Eduardo Campos, em entrevista ao jornal “Valor” desta sexta-feira, elogia o ex-presidente FHC pela lucidez das ideias externadas em recente artigo que escreveu para um revista de âmbito nacional.

Este artigo acabou sendo censurado por muitas pessoas do PT e do PSDB, que não entenderam o que o ex-presidente escreveu. O governador de Pernambuco leu o artigo duas vezes e elogiou FHC por ser um dos poucos políticos da oposição que pensam o Brasil.

Para ele, a criação do PSD pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, faz parte de um processo histórico semelhante ao que levou, no final do regime militar, a Arena virar PDS.

O governador acha que o PSD é uma “nova roupagem” para aqueles que buscam o poder, ou a perspectiva de poder, dizendo que “são as duas coisas que seguram um conjunto político”.

Fonte:  Blog Inaldo Sampaio

Salgueiro muda de rota e embarca rumo ao desenvolvimento

De olho no futuro, Município enxerga novas perspectivas com transposição das águas e a Transnordestina
Salgueiro (PE)
Saindo de Fortaleza na direção sul do País, percorrendo a principal rodovia brasileira, a BR 166, chega-se, após 642 quilômetros de estrada, à "encruzilhada do Nordeste". A localização privilegiada, equidistante de todas as capitais nordestinas (à exceção de São Luís, esta mais longe, a 1.078 km), sempre garantiu posição de destaque ao Município pernambucano de Salgueiro - o problema é que as referências sobre o local não costumavam ser bem positivas.

Antes escancarada em páginas policiais dos diversos periódicos locais e nacionais, levando a fama de "a capital do Polígono da Maconha", hoje, porém, o Município sertanejo ganha espaço nas páginas de economia e negócios, por protagonizar um dos crescimentos econômicos mais lancinantes da região. A anterior rota das drogas está dando espaço, agora, à rota do desenvolvimento.

Esta mudança de patamar salta aos olhos já na entrada da cidade, dali mesmo da rodovia. Olhando para o lado direito, uma intensa movimentação de máquinas e pessoas envolvidas na construção da ferrovia Transnordestina, onde também se encontra já instalada a maior fábrica de dormentes do mundo. À mesma altura, do lado esquerdo, observa-se agitação semelhante, desta vez mobilizada pelas obras da transposição do Rio São Francisco.

De um lado e de outro, Salgueiro concentra os dois principais equipamentos estruturantes em execução do Nordeste, sendo tida hoje como o marco zero da nova realidade que se espera ter na região.

Logística entra em cena
As expectativas de que este se torne o maior entroncamento rodoferroviário nordestino atraem inúmeros outros negócios para o local. A logística é a palavra forte, e já se planeja a construção de um aeroporto regional, para quando os novos empreendimentos estiverem a pleno vapor.

Salgueiro, assim, parece ser a bola da vez do sertão pernambucano - e a afirmação torna-se mais cabível ainda com a elevação do seu time, o Carcará, à série B do Campeonato Brasileiro. Se o desempenho do time futebolístico for tão promissor quanto o que se espera para o futuro econômico da cidade, o Carcará já tem garantido o seu passaporte para a Série A.

De acordo com o prefeito do Município, Marcones Libório de Sá, os projetos em desenvolvimento na cidade, envolvendo os públicos e privados, incluindo ainda uma fábrica de computadores, uma adutora, entre outros, já geram cerca de 15 mil empregos. Gente de lá e de fora movimenta aquele sertão, impactando fortemente os setores de comércio, serviços e construção civil.

Demanda hoteleira cresce
A rede hoteleira, por exemplo, já encontra dificuldades em abrigar a crescente demanda, estando já no limite de seus hoje insuficientes 820 leitos. O comércio comemora crescimento de 50% nas vendas e a Prefeitura, seguindo no mesmo bonde, registra uma arrecadação com ISS (Imposto sobre Serviços) quatro vezes maior, só de um ano para outro.

Primeiro shopping
Como símbolo dos novos tempos naquele sertão, onde a população agora já pode também ser chamada de consumidora, o município irá inaugurar, em novembro deste ano, o seu primeiro shopping center, que terá uma praça de alimentação e 50 lojas, inclusive âncoras como O Boticário, Americanas e Sorvetes Nestlé.

"Salgueiro não tinha nada, nem perspectiva. Vivia do bode, e estava no centro do Polígono da Maconha. Hoje, está se desenvolvendo e planeja inúmeros investimentos para o futuro", comemora o prefeito.

MODAL DE TRANSPORTESMunicípio quer ser centro de distribuição
Faz apenas quatro anos que a história de Salgueiro começou a mudar. Foi no ano de 2007 que os projetos bilionários, puxados pelo governo federal, começaram a aportar por lá e, agora, com novas perspectivas, o município já planeja a expansão de seus negócios.

Aproveitando sua condição geográfica como epicentro do Nordeste, Salgueiro quer avançar na criação de uma plataforma logística multimodal, reforçando, também, o seu potencial para o setor secundário, formando um distrito industrial.

"A ideia é interligar os modais de transporte da cidade: a ferrovia, a rodovia e o aéreo, este ainda a ser implantado", explica o prefeito Marcones Libório. E a ideia parece que já está sendo comprada: o município já tem recebido visitas de empresários interessados em investir na plataforma.

O projeto está desenhado para ficar no cruzamento das BRs 166 e 232, a 12 quilômetros do centro da cidade, atuando dentro do conceito de um porto seco, concentrando cargas e serviços aduaneiros. O plano diretor já foi concluído, e cerca de 300 hectares já estão desapropriados para sua implantação.

A área funcionará para transbordo da ferrovia, contando ainda com estação de tancagem da Petrobras e toda área para criação de indústrias. "Ela movimentará sete mil empregos diretos com as indústrias. O ´time´ disso tudo é a ferrovia", informa o prefeito.

   

No momento, está sendo definido o modelo de construção e operação da plataforma, se será através de investimentos governamentais, se por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) ou por concessão. Após essa definição, começa o processo licitatório.

Ferrovia comanda
Como a Transnordestina está programada para operar em 2012, é a partir dessa data que os planos devem começar a sair do papel. Além das centrais de cargas (rodoviária, ferroviária e aeroviária), a plataforma terá um centro comercial e de serviços e um centro agroindustrial, além de uma área hoteleira.

O prefeito informa que o projeto agregará a produção da região, como a soja e fertilizantes do Piauí, cimento do Ceará, frutas de Petrolina e Juazeiro, álcool, algodão e açúcar de Pernambuco, o sal do Rio Grande do Norte, entre outros.

Fonte: Diário do Nordeste

Programação diversificada comemora emancipação política de Ouricuri

Sábado (14)


O município de Ouricuri completa neste sábado (14), 108 anos de emancipação política. Epicentro das cidades do Sertão do Araripe, Ouricuri atrai cada vez mais empresas, obras, órgãos da esfera estadual e federal.
Festejando o crescimento que o município vem alcançando, a Prefeitura Municipal de Ouricuri, estruturou uma programação diversificada para comemorar a data. Apresentações culturais; alvorada; Programa Ação Global, Encontro de Repentistas; sorteios; playground; competições esportivas, além de shows com Ébano Nunes e Banda, Mala 100 Alça e Namoro Novo fazem parte da programação.
Confira:
Sexta-feira (13)
19h – Apresentações de artistas da terra | Orquestra Filarmônica da Polícia Militar; Neguinho; Pedrinho; Rafaela; Vital e Banda; gravação do DVD da dupla Edigley e Erisvaldo.

A partir das 05h – Alvorada com a Banda Filarmônica
07h30min -Hasteamento dos pavilhões em frente à prefeitura / Hinos
Discurso de autoridades
Queima de fogos
Programa Ação Global (corte de cabelo, manicure, atrações culturais)
Sorteio de prêmios
Trenzinho da Alegria e Playground (crianças)
Competições esportivas
A partir das 19h – III Encontro de Repentistas
Entrega das premiações esportivas
Shows com Ébano Nunes e Banda, Mala 100 Alça e Forró Namoro Novo.
Domingo (15)
Partida de futebol entre Ouricuri e Santa Maria da Boa Vista

Justiça do CE determina que cordelista não utilize mais o nome de “Seu Lunga” em publicações

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o cordelista Abraão Bezerra Batista se abstenha de utilizar a expressão “Seu Lunga” em publicações ou qualquer outra forma de divulgação. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (09) e reformou sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara de Juazeiro do Norte.
“Constata-se que houve prática de ato ilícito no presente caso, na medida em que os cordéis violam os direitos do apelante inerentes à personalidade, à dignidade e à honra, na medida em que tais publicações desnaturam a sua imagem perante à comunidade”, afirmou o relator do processo, desembargador Francisco Sales Neto.
Conforme os autos, Abraão publicou, sem a devida autorização de Joaquim Santos Rodrigues, popularmente conhecido como “Seu Lunga”, o cordel intitulado “As histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo”.
“Seu Lunga” afirma que teve a dignidade ferida, pois o cordelista fantasiou situações ao atribuir-lhe a prática de atos que nunca fez, contribuindo para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”.
Em decorrência, ajuizou ação ordinária, com pedido liminar, requerendo que Abraão não publicasse mais cordéis com a expressão “Seu Lunga”. Alegou que, em virtude das publicações, tem sido alvo de chacota na sociedade Juazeirense, impedindo-o de ascender socialmente.
Em contestação, o cordelista afirmou que publicou apenas dois “trabalhos” referente ao “Seu Lunga”. Sustentou que não cometeu nenhum ato ilícito, uma vez que apenas deu eco a inúmeras histórias jocosas sobre o “personagem”.
         

      Em 7 de maio de 2008, o juiz da 3ª Vara da Comarca de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, julgou extinto o feito sem resolução de mérito. O magistrado fundamentou a decisão ao considerar a “carência de ação pela ausência de interesse processual”, uma vez que a proteção à personalidade buscada pelo autor não poderia ser concedida pelo Poder Judiciário.
Inconformado, Joaquim Santos Rodrigues interpôs recurso apelatório no TJCE, pleiteando a reforma da decisão. Defendeu que a Constituição Federal lhe assegura o direito de buscar o Judiciário para se proteger do mencionado ilícito.
Ao relatar o caso, o desembargador Francisco Sales Neto destacou que “o inciso XXXV do artigo 5º da Constituição Federal apresenta-se como o fundamento maior para que se admita uma tutela geral de prevenção do ilícito, em razão de estabelecer que, além da lesão, a ameaça a direito igualmente é passível de amparo por parte do Poder Judiciário. Com esse entendimento, a 1ª Câmara Cível deu provimento ao recurso e reformou a sentença do magistrado. Em caso de descumprimento da decisão, fixou multa diária de R$ 1.000,00. (Informações TJ/CE)

Sertão de PE: Bandas de forró cedem estrutura e patrocinam times de Araripina, Salgueiro e Petrolina

Salgueiro, Petrolina e Araripina fecharam parceria, respectivamente, com a Limão com Mel, Moleca sem Vergonha e Desejo de Menina
No embalo do Bonde do Mengão Sem Freio e do Trem-Bala da Colina, Flamengo e Vasco foram homenageados por funkeiros. Não raro os jogadores comemoram gols com um sambadinha. Mas, quando o assunto é o Campeonato Pernambucano, a trilha sonora é arretada. Quer dizer, tem como fundo musical o forró (assista ao vídeo da matéria que foi ao ar no Globo Esporte).
No Sertão de Pernambuco, onde nasceu Luiz Gonzaga, o dinheiro e a estrutura das bandas de forró têm mudado a vida e o dia a dia de três clubes: Salgueiro, Petrolina e Araripina. Atualmente, uma banda de forró de sucesso no Nordeste faz cerca de 20 shows por mês. Cada um ao custo de até R$ 60 mil. Não precisa nem de fazer a conta para saber que a grana é alta para time de futebol nenhum botar defeito.
Além de patrocinador, a banda Limão com Mel é a dona do hotel onde os jogadores ficam e da rádio que transmite os jogos do Salgueiro. Por isso, também tem o nome estampado na camisa do clube, que no ano passado subiu para a Série B do Brasileirão. Sem falar que os jogadores dessa equipe ainda utilizam o ônibus do grupo musical.
Por outro lado, quem não gosta dessa parceria são os fãs da banda Limão com Mel. O motivo? Não raro eles confundem os atletas com os músicos, como conta o presidente do Salgueiro.
- Uma vez a gente estava em Garanhuns (interior de Pernambuco) e juntou muita gente na frente do hotel. Aí a gente foi falar que era o time de futebol, não era a banda. As meninas ficaram decepcionadas porque queriam ver o Batista Lima – disse José Guilherme.
Mirandinha apoia dobradinha futebol e música – Lembra do Mirandinha: ídolo corintiano na década de 1990? Hoje ele é técnico do Araripina, time patrocinado pelo grupo Moleca sem Vergonha. Agora, o ex-jogador dança ao ritmo do forró.
- Somos nordestinos, né? Música e futebol estão juntos. Tão agarradinhos. Nada melhor do que você jogar, trabalhar e se divertir. Isso é importante no futebol. Nós somos nordestinos, temos o forró na veia. Tem que ser – afirmou o ex-atacante.
Que futebol e música têm tudo a ver, disso a gente já sabe. Agora, será que essa mistura dá certo na prática. A banda Desejo de Menina, patrocinadora do Petrolina, sétimo colocado no Estadual, não tem dúvida. Hoje, mais do que nunca, a música e a bola estão em sintonia no Sertão de Pernambuco. (Do Globo Esporte).

Fonte: Blog de Elba Galindo

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Prefeitura de Granito aumenta o link de Internet para 4 MB





        A Prefeitura Municipal de Granito, visando buscar melhorias significativas para toda a  população, aumentou o link de internet para 4MB. Esta ação vai melhorar significativamente a qualidade de acesso, e aumentar a velocidade de download e upload. Irão ser beneficiados diretamente 450 pessoas que possuem computadores em casa, já que este serviço é disponibilizado de forma gratuita em toda a Cidade, e no Distrito de Rancharia e Povoado de Lagoa Nova. Para ter acesso a este serviço o usuário deve procurar o departamento de informática da prefeitura para liberação.

Fonte: Cleyton Freire e Gearlan

Auditoria encontra irregularidade na contratação de médicos na Prefeitura de Belmonte

A Segunda Câmara do TCE julgou, ontem, irregulares fatos de objeto de uma auditoria especial realizada na Prefeitura de São José do Belmonte, Sertão de Pernmabuco, pelo motivo de o prefeito Rogério Araújo Leão ter contratado pessoas não habilitadas para o exercício da Medicina.
A instauração do processo decorreu de uma auditoria informatizada de pessoal a partir do cruzamento de dados cadastrais fornecidos pela Prefeitura com os do Conselho Regional de Medicina (Cremepe).

Segundo o relator do processo, conselheiro Dirceu Rodolfo, ficou constatado na análise da folha de pagamento da Prefeitura no período compreendido entre janeiro de 2009 e maio de 2010 a contratação de dois servidores sem registro no Cremepe para o exercício da Medicina. Eles trabalharam como médicos no município durante sete e cinco meses, respectivamente, durante o exercício de 2009.

O prefeito alegou em sua defesa que quando fez a contratação ambos apresentaram o diploma de conclusão do curso, prometendo para mais adiante a comprovação de inscrição no Cremepe. Por não terem feito, os contratos foram rescindidos.



O VOTO – O conselheiro Dirceu Rodolfo afirma em seu voto que apesar de reconhecer as dificuldades pelas quais passam muitos municípios pernambucanos para a contratação de profissionais médicos, “admitir que um profissional de saúde realize atendimentos a pacientes, sem que seja comprovada sua habilitação perante o órgão regulador da profissão, “caracteriza grave infração à norma legal”. Em razão disso, imputou um débito ao prefeito no valor de R$ 64.965,00, além de uma multa no valor de R$ 3 mil. O débito corresponde ao valor que foi pago aos dois profissionais, indevidamente.

4ª Exposição de Caprinos, ovinos e de Artesanato inicia-se neste domingo.

        



     A partir deste domingo (15) até terça-feira (17), o município de Orocó, no Sertão, promove a 4ª Exposição de Caprinos, Ovinos e de Artesanato com o apoio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. O secretário Ranilson Ramos fará a abertura oficial da mostra às 16h do domingo.
Serão expostos 400 animais e os produtores interessados poderão participar de palestras ministradas pelo Sebrae. Também serão realizados mini-cursos, seminários e oficinas. Toda programação é gratuita com inscrições no local.  A Exposição de Orocó traz ainda Concurso e campeonato de Pista de Caprinos e Ovinos, e Concurso Leiteiro Caprino
Durante os três dias do evento haverá shows. As bandas Malícia do Amor, Mikelangelo e Léo dos Teclados tocam no domingo, Saia Rasgada, Edinho Silvo, Giovani Cruz e Gean Mota na segunda e Sérgio do Forró, Doce Desejo e Ranieri e Banda na terça-feira.
Foto: Reprodução Internet

terça-feira, 10 de maio de 2011

Servidores da Justiça de Bodocó e Araripina entram em greve por tempo indeterminado

         

       A categoria dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco deflagrou o movimento paredista que teve início ontem (segunda-feira).
Algumas Comarcas do Sertão aderiram à greve, a exemplo de Bodocó e Araripina, além de Petrolina e Salgueiro.
De acordo com a Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Pernambuco,  categoria reivindica:
• Reajustes do IPCA e dos auxílios saúde, transporte e alimentação do período de 2009; 2010 e 2011;
• Regulamentação da Progressão funcional como previsto na Lei nº 14.102/2010;
• Melhorias nas condições de trabalho, inclusive solicitando a inspeção em alguns locais, como o Juizado da Mulher, a Comarca de Rio Formoso e o Fórum do Recife, dentre outros;
• Apreciação da proposta de PCCV alternativo a ser apresentado pela categoria pelo TJPE, com estabelecimento de uma comissão paritária para elaboração de uma proposta comum;
• Extensão do auxílio-saúde para os aposentados;
• Conversão dos descontos efetivados na remuneração dos servidores em razão de participação na greve de 2009 e outros assuntos de interesse da categoria profissional;
• Retorno à forma anterior de compensação do plantão judiciário, que possibilitava a folga de um dia por plantão cumprido.
No primeiro momento, as entidades classistas (SINDJUD-PE, SINDOJEPE e ASPJ-PE), entendem que as principais reivindicações da categoria ainda não foram atendidas, a exemplo do reajuste do IPCA de 2009, 2010 e 2011 e dos aumentos dos auxílios saúde, transporte e alimentação nos anos de 2009 e 2010, além da extensão do auxílio-saúde aos inativos, aguardando a avaliação da categoria.
Fotos: Divulgação
Publicado por Elba Galindo às 15:00h

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Programação do São João de Granito é divulgada

       


          Nesta manhã a Prefeitura Municipal de Granito lançou a programação do São João 2011 da cidade, do Povoado de Lagoa Nova, da Vila Bela Vista e do Distrito de Rancharia.
       Seguindo a tradição dos últimos anos, o São João 2011 presta homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Programação:

Granito 10 e 11 de Junho
  • Os Três do Cariri, Raízes do Brígida e os Garotos do Forró
  • Forró Estourado e Epitácio Pessoa
Povoado de Lagoa Nova - 18 de Junho
  • Ébano Nunes
  • Manoel Cabeça(Voz  e Violão)
Vila Bela Vista - 25 de Junho
  • Fabiano e Banda
Distrito de Rancharia - 29 de Junho - São Pedro
  • Forró das Primas
  • Edgar do Cedro
Fonte: Diretoria de Turismo e Eventos                   

domingo, 8 de maio de 2011

Jogador do Juventos da cidade de Granito, morre em grave acidente de moto

           Na noite de sábado(07 de Maio), Rafael, 26 anos de idade, natural de Granito, jogador do time do juventos, conhecido por seus amigos por Brabin, morreu em um grave acidente de moto na rodovia Givaldo Sampaio, nas proximidades do distrito de Rancharia, Município de Granito; Seu corpo foi encaminhado para o Necróterio do hospital de Granito, e após, seguirá para a residência de sua mãe, a senhora Mocinha . A vitima vinha voltando para Granito, e em uma curva, perdeu o controle de sua moto, chegando a se chocar com a barra de proteção. Duas meninas que vinha transportando não se machucaram gravemente, e passam bem; Rafael era jogador do juventos, considerado um dos melhores, chegando a conquistar vários títulos pelo juventos; o seu ultimo titulo foi o Campeonato de Futebol de Granito 2010, sendo considerado nesta edição um dos melhores zagueiro.
          Seu corpo permanecerá na sua residência e por volta de 5 horas da tarde, será celebrada uma missa na Igreja Matriz, seguindo logo após para o cemitério da cidade.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Programação do São João de Araripina 2011

Confira a programação:
21 – Flavio Leandro / Garota Safada / Moleca 100 Vergonha
22 – Forró da Liderança / Reginaldo Rossi / Forró da Curtição
23 – Planeta de Cores / Chicabana / Toca do Vale
24 – Forró MP4 / Mais Você / Mala 100 Alça
25 – Forró Lance Love / Pegada Federal / José Augusto / Forró Estourado

Fonte: Prefeitura Municipal de Araripina

MP discute com o Governo situação dos matadouros em todo o Estado de PE

         O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, convidou o secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos para discutir a questão do grave quadro dos matadouros no Estado.
De acordo com Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop-Consumidor) iniciou neste mês uma mobilização articulada em todo o Estado para a regularização dos matadouros públicos municipais. A iniciativa ainda abrange o transporte e comércio irregular de carnes e o combate ao abate clandestino de animais.
Junto à promotora de Justiça do Consumidor, Liliane Fonseca, e o promotor de Justiça do Meio Ambiente, André Silvani, o procurador-geral solicitou ao secretário um levantamento detalhado do cronograma de obras dos matadouros regionais, que vêm sendo erguidos pelo Governo nas mais diferentes regiões de Pernambuco.
Depois de se comprometer em atender aos pedidos do MPPE, o secretário fez uma exposição da situação dos matadouros e reconheceu a gravidade do problema. Mas ressaltou o empenho do Governo do Estado em resolver a questão com a construção de 24 matadouros regionais, com oito deles já em fase de conclusão.
De acordo com a promotora Liliane Fonseca, o consumidor precisa ser melhor esclarecido sobre a qualidade da carne que consome. Diante disso, sugeriu que a Secretaria de Agricultura deflagre uma campanha de orientação dirigida a esses consumidores.
Para Aguinaldo Fenelon, o problema é ainda mais grave quando se leva em conta a existência dos matadouros clandestinos, sem a menor condição de higiene.
“O abate de animais de forma irregular ou clandestina é uma questão muito séria e precisa ser urgentemente combatida em Pernambuco. A situação dos matadouros públicos no estado é caótica. O abate é realizado, quase sempre em desacordo com a legislação “, destaca a coordenadora do Caop, promotora Liliane Fonseca.
O abate clandestino representa grave risco para a saúde da população já que, nessa situação, o animal não é examinado por um médico veterinário antes da morte, assim como também não é analisada sua carcaça. O procedimento permitiria identificar possíveis agentes transmissores de doença. No abate clandestino também não são respeitadas as normas sanitárias para a manipulação da carne.
O Caop Consumidor já está remetendo aos promotores de Justiça do interior pareceres técnicos de vistorias realizadas pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e outros órgãos, juntamente com modelos de ações civis e recomendações, assim como legislação para subsidiar o trabalho do MP.
Em Pernambuco, estão instalados cerca de 160 matadouros públicos municipais, em muitos dos quais podem-se encontrar irregularidades quanto à localização, ausência de veterinário durante o abate, forma cruel na matança, péssimas condições de higiene no manuseio da carne, falta de proteção para os trabalhadores, trabalho infantil, além da falta de instrumentos adequados e de autorização para funcionamento.
Uma portaria do Ministério da Agricultura prevê que os estabelecimentos de abate de bois, búfalos e porcos somente poderão entregar carnes e miúdos para comercialização com temperatura máxima de sete graus centígrados, no centro da musculatura da peça. No entanto, com raras exceções, os matadouros pernambucanos transportam a carne em temperatura ambiente. Apesar de toda essa realidade encontrada em Pernambuco, paradoxalmente, o país é dono do segundo maior rebanho bovino do mundo.

fonte: Elba Galindo

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Programação Oficial da 11ª Pega de Boi de Granito saiu

     

       A Pega de Boi de Granito, este ano na 11ª edição vem com novidades, além de novas atrações de renome nacional, tem um ponto importante, é a mudança de local(Fazenda Alegria), ficando mais próximo da cidade, facilitando o acesso dos turistas ao evento. Em relação aos artistas que iram se apresentar na 11ª edição, merece destaque, o sanfoneiro e compositor Dorgival Dantas, conhecido por suas musicas que são sucesso nas vozes das bandas avião do Forró, e Kaninanas; entre elas, ``coração``, e ``você não vale nada mais eu gosto de você``, sucesso da novela das oito. Outras atrações irão se apresentar, entre elas, Flávio Leandro, Felipe o menino sanfoneiro, Os Três do Cariri, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Galego Aboiador, Antônio Marinho, Moacir Laurentino e Zé Viola, Cícero Mendes  e Chico Justino e os aboiadores da terra, Ademir e Pedro Brígida. Outro destaque é a premiação de 6.000 mil reais para os melhores vaqueiros. A pega de Boi é uma realização da Prefeitura Municipal de Granito e Maurilio Sampaio, com apoio do Governo do Estado, EMPERTUR, e Asa Branca Produções.

    Na próxima matéria iremos entrevistar um dos idealizadores deste novo esporte do sertão, Maurílio Sampaio.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chuvas: Eduardo vai à Mata Sul para conferir estragos

         

  O governador Eduardo Campos segue de carro neste momento para as cidades de Ribeirão, Palmares e Xexéu a fim de conferir in loco os estragos provocados pelas chuvas dos últimos dias. A previsão era de que ele sobrevoasse a Mata Sul hoje (04) pela manhã, mas o mau tempo e a falta de visibilidade impediram que a aeronave passasse de Vitória de Santo Antão.
“Vamos coordenar e dar suporte ao trabalho das defesas civis municipais e prestar todo o atendimento emergencial necessário às famílias que foram prejudicadas pelas chuvas. Estamos monitorando as chuvas há cerca de 15 dias e todas as nossas equipes já estão de prontidão 24 horas. O Governo do Estado fará tudo que estiver ao seu alcance para evitar maiores estragos à população”, assegurou o governador.
Às oito da manhã, Eduardo deixou o Recife de helicóptero ao lado do secretário de Recursos Hídricos e Energia, João Bosco de Almeida. Durante uma hora, eles puderam vistoriar a calha do Rio Capibaribe e as cidades de Vitória de Santo Antão, Moreno e Jaboatão, além da barragem de Tapacurá.
Após o sobrevôo, João Bosco tratou de tranqüilizar a população. O secretário informou que o Governo do Estado resolveu abrir as comportas da Barragem de Carpina de forma gradativa para que ela possa armazenar o máximo possível das águas das chuvas.
Com capacidade para 210 milhões de metros cúbicos, o reservatório acumula um terço de sua capacidade neste momento. São 70 milhões de metros cúbicos de água que serão liberados aos poucos nos próximos sete dias”, informou Bosco.

Fonte: Blog Elba Galindo

terça-feira, 3 de maio de 2011

Banda Arreio de Ouro é assaltada

      O ônibus que conduzia os músicos da Banda “Arreio de Ouro” foi assaltado na manhã desta segunda-feira no chamado “trevo do Ambó” entre os municípios de São José do Egito, Itapetim e Brejinho. A Banda, que é da cidade de Custódia, apresentou-se sábado na cidade de Tabira e, no domingo, em São Bento das Redes (PB). Foram levados pelos assaltantes a quantia de R$ 22 mil.
       Segundo versões preliminares de moradores de São José do Egito, o motorista foi rendido por ocupantes de um Celta  Sedan, de cor cinza, que foi roubado em João Pessoa e vinha seguindo o ônibus desde a cidade de Patos (PB). Os assaltantes estavam encapuzados e fortemente armados com espingarda calibre 12, revólver e pistola.
      O motorista do ônibus, Geraldo Romualdo, culpou pelo assalto a situação da estrada, que, segundo ele, não permite que se dirija a mais de 30 Km por hora. Os assaltantes feriram o gerente comercial da Banda, Jânio de Freitas, com coronhadas na cabeça, e ele se encontra internado no Hospital Maria Rafael de Siqueira. Ele levou 15 pontos, mas passa bem.
Fonte: Blog de Ranilson

André de Paula deverá levar para o PSD parte dos prefeitos adesistas do Sertão do Araripe

            

     Nos bastidores da política, comenta-se que o deputado André de Paula (PE), já está trabalhando com todo gás para levar para o partido (PSD) do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, uma parte dos prefeitos da oposição pernambucana (PMDB, DEM e PSDB) que votou em Eduardo Campos na eleição de 2010.
No Sertão do Araripe, é bastante provável que André de Paula mire o alvo em três gestores municipais, são eles: Ricardo Ramos – PSDB (Ouricuri), Brivaldo Alves – DEM (Bodocó), Ronaldo Sampaio - PMDB (Granito).

Fonte: Elba Galindo

Caprinofiló(Feira de Santa Filomena-PE) se encerrou neste domingo, 01 de Maio

Antônio de Zuita, Deputado Federal(Fernando Filho), Daniel Pessoa

Prefeita, sua equipe e o Secretário de Agricultura de Granito
      Nos dias 29 de Abril a 01 de maio a Prefeitura de Santa Filomena realizou a 2ª Feira de Caprinos e Ovinos(Caprinofiló);  A Feira contou com a participação de vários expositores da região, principalmente de Ouricuri e Dormentes. O grande destaque este ano, foi a premiação de 15.000 mil aos expositores que se destacavam com os melhores animais nas categorias raça e peso. Alem da premiação a prefeitura se destacou trazendo grandes atrações de renome nacional, em destaque o cantor que arrasta multidões por onde passa, Silvano Sales, Lairton dos teclados, além das bandas de forró, Sacode, Toca do Vale, Forró da Curtição, Rainiery e Banda. A Prefeita de Santa Filomena, Ivaneide Melo, aproveitou o momento, e entregou ao seu povo uma retroescavadeira, comprada com recursos próprios. 
          Varias autoridades da região estiveram presentes, em destaque o Deputado Federal Fernando Filho e sua assesoria, o prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos,  o secretário de Agricultura de Granito, Antônio de Zuita, o ex-vereador de Granito Jóia Pessoa, entre outras autoridades.

Fotos: Gabriel 

domingo, 1 de maio de 2011

Deputada do PT cobra do prefeito Julio Lossio a regularização fundiária de quatro localidades de Petrolina

       A deputada Isabel Cristina (PT) esteve nesta sexta-feira no gabinete do prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), para cobrar dele a regularização fundiária das comunidades do Mandacaru, São Jorge, Lagoa Seca e São Joaquim.
Durante o encontro, o prefeito prometeu à deputada que vai resolver este problema, assim como está resolvendo a regularização fundiária do Terras do Sul, ora em fase de finalização.
Há mais de quinze anos, disse a deputada do PT, os moradores residem no local mas não têm escritura de posse.  Além disso, tramita uma ação na Justiça.


Fonte: Blog Inaldo Sampaio

Humberto Costa não digeriu a volta de Delúbio Soares ao PT

    A volta do “companheiro” Delúbio Soares ao Partido dos Trabalhadores parece não ter sido digerida pelo líder do partido no Senado, Humberto Costa. Ao prestigiar o Cine-PE, na noite deste sábado, no Centro de Convenções, em Olinda, o senador disse ao Blog da Folha, que o PT deveria esperar a absolvição na Justiça do ex-tesoureiro da legenda, envolvido no escândalo do mensalão.
Nessa sexta-feira, a sigla aprovou a refiliação do petista com a benção do ex-presidente Lula e de vários correligionários, após placar esmagador de 60 a 15.
Humberto lembra que o fato de Delúbio não ter sido formalmente condenado pela Justiça no processo instalado há mais de cinco anos acabou pesando e influenciando a decisão da maioria dos petistas na sexta-feira.  “O PT tomou uma decisão baseado no fato que até agora não houve nenhuma condenação formal de Delúbio. A única punição que ele sofreu até agora foia punição do PT (a expulsão). A Justiça não chegou a um veredito final. Então, mantê-lo fora do PT era perpetuar uma pena em torno de um julgamento que não aconteceu”, ponderou o senador. “O melhor momento, até para ele, seria depois que fosse inocentado pela Justiça. Como ele entendeu que isso (refiliação) era melhor, o partido terminou aprovando esse retorno”, emendou o líder petista.
Questionado pelo Blog da Folha se o retorno do ex-tesoureiro significava a volta de um “companheiro”, Humberto respondeu: “É a volta de uma pessoa que exerceu um papel importante no PT, foi um dos fundadores, teve uma história de militância. Contribuiu bastante, mas cometeu um erro gravíssimo”, concluiu.
Fonte: Elba Galindo

Resposta os comentários sobre enquete das eleições 2012 de Granito.

      O blog Granitohoje, quando foi mentalizada a sua criação, não teve o objetivo de ser um veículo de conflitos na internet, e sim, busca ser um meio de divulgar  nossa cidade e seus acontecimentos. Peço as pessoas que contribuem para o sucesso do blog, não usem como forma de denegrir a imagens das pessoas, pois independente da posição politica de cada um, devemos respeitar. Em relação a retirada da enquente, muitos blogueiros comentaram que a retirada foi devido ao resultado que constava na data de sua retirada, mais o blog não teve esta intenção, apesar de saber que estes comentários iriam sair. Más o redator deste blog tem conciencia do que podia ter acontecido e repassou para ambas as partes envolvidas, a situação sobre a enquente.. Salientamos mais uma vez que a enquete foi retirada devido a não ter sido previamente autorizada por ambas as partes, e por telefone  ao blog ,o ex-prefeito, o senhor João Bosco, afirmou que não era candidato, outro motivo pra a retirada.

Agredeçemos aos leitores pela atenção.

Importante: Este Blog está aberto a comentários e matérias que são de importância para a nossa cidade.